Foco no "manter" o objetivo alcançafo!


AFASTE A EMOÇÃO DO SEU PRATO


Ansiedade, raiva ou carência afetiva pode fazer você comer fora de hora e muito mais do que seu corpo necessita.


A questão é que você confunde fome emocional com fome física e para emagrecer e manter o peso pelo resto da vida é preciso aprender a reconhecer a diferença entre as duas. Fome é necessidade biológica. É o pedido que o corpo nos faz quando precisa de nutrientes (vitaminas, sais minerais, glicose, proteínas, etc.) para seu perfeito funcionamento. Já a fome emocional é psicológica.


É aquela vontade incontrolável ou compulsão de comer certos alimentos (normalmente, os proibidos em dietas restritivas). Nesse instante, passamos a comer descontroladamente, às vezes, justificando com pensamentos relacionados à emoção, do tipo: "Estou muito cansada, mereço comer isto", "não posso jogar comida fora", este alimento foi preparado especialmente pra mim", "Vou comer porque estou ansiosa (triste, deprimida, ansiosa ,etc.)".


Reflita antes de comer


Para aprender a diferenciar os dois tipos de sensação, antes de comer qualquer coisa, pergunte a si mesma: "Estou com fome?"


Pare e pense no significado dessa ação e olhe para o alimento de modo natural, sem dar a ele um valor exagerado. Comida serve para nutrir o corpo e não para bloquear emoções, que devem ser vividas, cada uma à sua maneira. Também não cura tristeza, raiva, ansiedade ou depressão.